FOTOAFORISMOS

miércoles, 28 de noviembre de 2012

"O Caderno de Obviedades"- Dae Son - tradução livre


foto   Lori de Almeida
O livre-arbítrio só existe para aquele que conhece o seu destino. Como saberá julgar aquele que não sabe de onde veio? Por qual caminho deve decidir aquele que não sabe aonde deve chegar? São inúteis estas perguntas se o homem quer viver de possibilidades e recusa a aprender seu destino. Ter diante de si inúmeras portas para escolher abrir. Nisto Ciência, Religião e Filosofia com requintes de argumentação aprovam-lhe a vontade, incrementando-la com anseios que ele porventura, ainda não tenha experimentado. Nossa atual vulgaridade apenas para isto clama liberdade: o direito a tais possibilidades e suas diferentes oportunidades.

Diferentemente, o livre arbítrio exige buscar-se "uma" porta, encontrá-la, garimpá-la... ou até mesmo - como os que conheceram a riqueza e a liberdade isentos de vulgarismos - edificar sua própria "abertura" ou "passagem de tempo" por onde ninguém havia passado antes e chegar são e salvo ao seu destino.

Nisto consiste o livre-arbítrio.

1 comentario:

claudinha dijo...

concordo, o livre-árbitrio, é para quem tem o conhecimento para poder ter a escolha ou a procura e finalmente entrar na porta.

Muito bom Lori