FOTOAFORISMOS

viernes, 21 de septiembre de 2012

Meu juízo de Sócrates...

   A verdade corrompe! E Sócrates o sabia, disso foi acusado e assumiu o veredito lhe imposto. Ele sabia, com grande habilidade de argumentação, convencer a todos e a qualquer de seguir-lhe em lógica e razão - e é bem possível que tenha convencido os próprios juízes que o condenaram. Da defesa de Sócrates sabemos por terceiros (Platão e Xenofonte) de "quê" foi acusado e como defendeu-se e acusou-se a sí mesmo; porém nada sabemos de "como foi acusado".

   A verdade corrompe. Depois de haver aprendido o caminho da verdade, o homem deve decidir agir em consonância, escolhendo com ela enfrentar-se a realidade. Poucos triunfaram com ela, conta a História...a maioría dos homens nela se resigna ou se indigna solitariamente - não conta a História. Se o homem decide não proceder desta maneira é por sua conta e risco. Uma vez que não reclame a verdade das coisas para sí, não terá que enfrentar-se  à escolha. Sim ou não: este é o estado de dúvida que corrompeu o jovem e pelo qual eu acusaría Sócrates. Homens maduros põem sua ética em jogo ao encontrar alguma verdade e assim ajustar sua alma convenientemente à realidade ou corromper-se. E os de débil corpo e de débil espírito, antes de triunfar com a verdade, à outras verdades sucumbirão.




foto  Lori de Almeida - Bruselas.
  
Porque expôr os jovens a tamanho perigo tão prematuramente...??? Porque encontrar-lhes tão cedo o destino de todas as coisas...?

Se o verdadeiro caminho nos faz roçar espinhos...a verdade também gostará de esconder-se debaixo à capas de mentiras e aparências. Muitos gastaram a existencia no labor diário de remover estas capas - e atraentes adereços - sem chegar a deslumbrar  faísca de saber. Sempre em busca do verdadeiro os homens de ciência para cada pequeno tratado de virtude que sacavam a luz, acumularam volumens e catálogos das mais originárias mentiras do espírito humano...

  Porque expôr os jovens a tamanho perigo tão prematuramente...??? Porque encontrar-lhes tão cedo o destino de todas as coisas...? Porque supor-lhes que antes de ser... tudo é falso ser?

Não conseguindo convencer a homens fartos entre comer e beber, preferiu ensinar a juventude...

Te condeno pelos días de hoje Sócrates...Não nos deixaste nenhuma pedagogia que eduque ao adulto.

No hay comentarios: